Boneca com deficiência produzida pelo Ceir é destaque na Globo

 

Uma paciente bastante especial do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) ganhou destaque no Programa Como Será, da Rede Globo, neste sábado (14). A boneca Lili se destacou porque, durante as sessões de terapia psicopedagógica do Centro, colabora na realização das sessões de terapia psicopedagógicas junto com crianças de 1 a 4 anos de idade que têm paralisia cerebral ou outras deficiências.

A boneca de cabelos castanhos e vestido florido possui órteses nas pernas e nas mãos, iguais às usadas pelas crianças com deficiências psicomotoras. Ela realiza as mesmas atividades que os pequenos pacientes e tem sido usada pelas psicólogas e pedagogas do Centro como uma ferramenta para estimular as crianças no tratamento e ajudá-las a aceitarem melhor as órteses.

Aderson Luz, superintendente multiprofissional do Ceir, conta que a inclusão da boneca Lili no convívio com as crianças é uma forma de ensinar valores e de ter respeito aos outros e pela diversidade. “Algumas crianças têm dificuldades em aceitar com naturalidade as diferenças, então, nada melhor do que inserir brinquedos com deficiências no cotidiano delas para facilitar a aceitação, com naturalidade, das diferenças”, finaliza o superintendente.

Confira: 

Texto: Andressa Kerllen – Comunicação Ceir