Ceir capacita profissionais e estudantes para reabilitação

Durante toda esta sexta-feira (10), o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) reúne profissionais e estudantes para capacitação gratuita voltada à reabilitação do paciente amputado.

“Estamos trabalhando para ampliar o acesso da pessoa com deficiência aos produtos da Oficina Ortopédica e dando mais um passo capacitando os profissionais que estão no dia a dia desses pacientes e prescrevem os produtos que eles necessitam”, explica o secretário estadual de Saúde, Francisco Costa.

Na capacitação, realizada em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e a Associação Reabilitar, entidade social que administra o Ceir, estão participando profissionais que atuam na Rede de Reabilitação da região Centro-Sul do Estado e estudantes de fisioterapia e terapia ocupacional.

Segundo o superintendente multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, a capacitação terá uma segunda etapa. “Vamos realizar um segundo momento com os profissionais que atuam na região Centro-Norte e também aproveitamos para proporcionar a estudantes a oportunidade desse curso”, pontua.

Entre os temas abordados, estão as formas de acesso aos serviços da Oficina Ortopédica, aspectos clínicos das amputações, avaliação funcional e abordagem fisioterapêutica, tipos de próteses e órteses, meios auxiliares de locomoção e prescrições e medidas de cadeiras de rodas.

A capacitação segue até as 18 horas desta sexta (10), com partes teóricas e práticas.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar