Ceir capacita profissionais para atendimento especializado a pacientes com deficiência visual

Com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) deu início, neste sábado (6), a um curso de capacitação para reabilitação visual. O treinamento, que acontece até o dia 9 deste mês, é ministrado pela especialista em Fisioterapia Neurofuncional, Reabilitação Visual e Ortóptica, Maria Ângela Dias, exclusivamente para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Ceir.

Profissionais do Ceir participando da capacitação. (Foto: Ascom Reabilitar)

Com isso, o Ceir pleiteia junto ao Ministério da Saúde a habilitação de CER IV para atuar no tratamento de reabilitação visual, além do atendimento a deficiências físicas, intelectuais e auditivas, que já é realizado.

“Nós estamos finalizando o processo de contratação da empresa para fazer as adaptaçãos físicas necessárias no Centro e, concomitantemente, estamos realizando o primeiro treinamento no Piauí para atender pacientes com deficiência visual”, explica Aderson Luz, superintendente multiprofissional do Ceir.

Segundo a especialista Maria Ângela Dias, a parte visual é um importante fator de desenvolvimento da reabilitação neurológica e motora. “O treinamento é de vital importância para saber direcionar o tratamento. Sabendo como trabalhar esse desenvolvimento, será possível associar a parte motora à parte visual e ter um ganho muito grande no paciente”.

A transição do status de CER III para CER IV está prevista para acontecer após vistoria do Ministério da Saúde, logo depois de concluídas as obras adaptação do espaço.


Texto: Ana Paula Soares – Comunicação Reabilitar