Ceir comemora 9 anos com arte, música e celebração

Exposição de arte, músicos da Orquestra Sinfônica de Teresina, missa em ação de graças. Os nove anos do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) foram celebrados nesta sexta-feira (5), reunindo todos aqueles que fazem parte da instituição.

“Chegar ao Ceir e ouvir os testemunhos das pessoas dizendo a importância que esse lugar tem na vida delas é gratificante e um grande presente que recebo todas as vezes que venho aqui”, declara Rejane Dias, secretária de Estado da Educação.

A instituição já ultrapassa a marca de 1 milhão de atendimentos realizados, com serviços que beneficiam pessoas com deficiência de todo o Piauí e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A comemoração pelos nove anos conta com a exposição de arte “Histórias que Inspiram”, com quadros pintados por pacientes do local. Durante a celebração, o quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina percorreu o Centro com canções instrumentais até o auditório, onde foi realizada uma missa em ação de graças.

Para o médico Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, entidade social que administra o Ceir, o trabalho da instituição é de compromisso social. “Nós não cuidamos de doentes, cuidamos de pessoas e reabilitamos vidas”, afirma.

A festa foi marcada pela presença de pacientes e familiares, colaboradores e voluntários que fazem a instituição. Ainda foram homenageados os representantes dos locais que receberão a exposição itinerante dos nove anos: o Teresina Shopping, a Casa da Cultura de Teresina e o Instituto Dom Barreto.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar