Ceir completa dois anos de Reabilitação Intelectual

Há dois anos, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) disponibiliza reabilitação intelectual para pessoas com deficiência intelectual, Transtornos do Espectro Autista (TEA), conhecido como autismo, e Síndrome de Down.

O serviço é ofertado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece terapias que trabalham a estimulação precoce de bebês e crianças, o treinamento na vida adulta, a comunicação, aprendizagem e linguagem, entre outros.

Além disso, o tratamento também oferta cursos gratuitos para pais e cuidadores, com orientações sobre a reabilitação e disponibiliza uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, odontólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, arteterapeutas, entre outros profissionais.

“Vai fazer um ano que meu filho está fazendo tratamento e tem evoluído. Como participo das terapias posso colocar em prática em casa o que está sendo trabalhado nele”, comenta Elizangela Sousa, mãe do Gabriel Sales, de 1 ano e 11 meses.


Saiba como ter acesso ao serviço:


a) Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo SUS. Solicite o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS. No caso de usuários com deficiência intelectual ou TEA, o encaminhamento deverá ser feito por médico pediatra, psiquiatra, neurologista ou neuropediatra da rede pública. No caso de usuários com Síndrome de Down, o encaminhamento poderá ser feito por qualquer médico da rede pública.

b) Anexe à solicitação do médico as cópias dos seguintes documentos: CPF e RG, cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde), comprovante de residência com CEP e, pelo menos, um número de telefone para contato;

c) Procure o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou Secretaria de Saúde do seu município.

Havendo vagas, o sistema irá informar o profissional, dia e o horário da triagem no Ceir.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar