Ceir dá inicio a eventos científicos com Simpósio

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) está dando início a uma nova etapa dentro da instituição. Trata-se da realização de eventos científicos voltados para profissionais, estudantes, pacientes e familiares.

Neste sábado (17), o Centro realiza o I Simpósio de Espasticidade do Piauí, atraindo também profissionais de fora do Estado. “O tema espasticidade é algo que precisa ser discutido e precisamos avançar mais nisso”, comenta o médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale.

Para Benjamim, a discussão e troca de conhecimentos é fundamental para a condução do melhor tratamento. “Estamos construindo o caminho da reabilitação no Piauí”, acrescenta o médico, que é presidente voluntário da Associação Reabilitar, organização social que administra o Ceir.

A espasticidade é um fator complicador na evolução de pessoas com deficiência físico-motora, ocasionando a contração de músculos e espasmos musculares. “Meu neto, que tem paralisia cerebral, hidrocefalia e hidroanencefalia, sofre muito com essa doença. E encontrei no Simpósio a oportunidade de conhecer melhor o assunto”, conta a aposentada Francisca Machado, 68 anos, avó do paciente Luís Gustavo, 6 anos.

Segundo o fisioterapeuta Aderson Luz, superintendente multiprofissional do Ceir, “há mais de oito anos a instituição é referência no tratamento da pessoa com deficiência e agora está iniciando uma nova etapa: a produção e o compartilhamento de conhecimentos com a sociedade”.

Nesta segunda (19), o Ceir inicia as inscrições para o I Simpósio Piauiense de Psicologia na Reabilitação e I Seminário Piauiense de Reabilitação na Clínica de Microcefalia, no site www.reabilitar.org.br.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar