Ceir disponibiliza Centro de Diagnóstico para a realização de exames

Há oitos anos realizando atendimentos de reabilitação a pessoas com deficiência do Piauí, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) possui um moderno Centro de Diagnóstico para a realização de mais de 100 tipos de procedimentos e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS), particular ou convênios e planos de saúde.

A informação é desconhecida por muitos piauienses, a exemplo do aposentado de 54 anos, José Antônio Pereira. Apesar de morar a 490 km de Teresina, no município de Manoel Emídio, José vem frequentemente à capital. Para receber um medicamento do SUS, é necessário que o aposentado realize uma bateria de exames a cada três meses.

José Antônio Pereira realizando exame de Raio X. (Foto: Ascom Ceir)

Mas foi uma dor no braço que fez José saber que no Ceir há um Centro de Diagnóstico onde ele pode fazer os seus exames. “Meu médico solicitou exames para identificar o que está ocasionando essa dor, foi quando fui encaminhado para cá”, explica.

Inaugurado em 2011, o local já realizou mais de 112 mil atendimentos, 37 mil deles só no ano passado. Procedimentos como tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiografia e ultrassonografia, além de exames laboratoriais, neurológicos, auditivos, pneumológicos e urológicos são realizados diariamente.

“Além de equipamentos de última geração e profissionais especializados, que garantem rapidez, conforto e segurança aos pacientes, o Centro de Diagnóstico conta com um atendimento humanizado, característica do Ceir”, pontua a coordenadora do serviço, Hardiane Parente.

O autônomo Valderi Taveira, 49 anos, conhece bem o serviço. Além de realizar exame no local, é ele quem acompanha os pacientes do SUS que saem de onde mora, em Elesbão Veloso, a 165 km de distância, para realizarem exames no Centro. “Quando alguém precisa de um acompanhante eu sou uma das pessoas que acompanha”, comenta.

No caso dos pacientes do Ceir, o Centro de Diagnóstico ainda traz a vantagem da praticidade, já que tudo funciona no mesmo prédio, garantindo mais agilidade ao tratamento de reabilitação.

Todos os procedimentos e exames realizados no local podem ser agendados diretamente pelo sistema on-line do SUS, na Secretaria de Saúde dos municípios. Em Teresina, as requisições de exames devem ser levadas aos postos de saúde dos bairros para que a marcação seja feita.

Local também entrega aparelhos auditivos

Há um ano, no Centro de Diagnóstico do Ceir funciona o Programa de Saúde Auditiva da instituição. O serviço já realizou, aproximadamente, 3 mil atendimentos e entregou mais de 300 aparelhos auditivos, sendo 95% dos pacientes oriundos do interior do Piauí.

Centro de Diagnóstico também possui Programa de Saúde Auditiva. (Foto: Ascom Ceir)

Com uma equipe multiprofissional formada por otorrinolaringologista, fonoaudióloga, assistente social e psicóloga, o objetivo do programa é cuidar da saúde auditiva da pessoa com problema auditivo leve, moderado ou profundo.

“Quando há a necessidade de um aparelho auditivo, após passar por avaliações da equipe, é tirado o molde e feita a solicitação no SUS. Há pacientes que em três meses passam por esse processo e pelas sessões de adaptação ao uso do aparelho”, informa Vanessa Almeida, coordenadora do programa.

Para solicitar um aparelho auditivo no Ceir, a pessoa deve procurar o médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e solicitar uma avaliação auditiva na instituição.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar