Ceir inaugura mamógrafo adaptado para pessoas com deficiência

Exemplificação do uso do mamógrafo (1)Um mamógrafo adaptado para pessoas com deficiência instalado no Centro de Diagnóstico do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) marca o início da instituição na prevenção ao câncer de mama.

Nesta segunda-feira (24), foi realizada uma solenidade de inauguração do aparelho, com a presença da Rejane Dias, secretária estadual de Educação, representando o governador Wellington Dias.

“O mamógrafo é fruto de uma emenda de quando eu ainda era deputada estadual e, sem dúvidas, vai fortalecer a nossa rede de saúde voltada à mulher”, pontua Rejane Dias, que destinou emenda parlamentar no valor de R$ 339.778,00 para o Ceir.

O médico Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos que administra o Ceir, destaca mais um passo da instituição. “Hoje lançamos a sétima edição da Semana de Combate ao AVC no Piauí e no mesmo dia estamos inaugurando mais um serviço de prevenção, dessa vez ao câncer”.

O mamógrafo instalado no Ceir é um aparelho de alta resolução para exames de rotina, magnificações, marcações cirúrgicas e biópsias. Os exames para o aparelho, que iniciam no dia 1° de novembro, de 11h às 17h, já podem ser marcados pelo SUS, basta a pessoa se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e realizar uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Também estiveram presentes na solenidade uma equipe de um instituto de Natal, que está no Ceir realizando uma visita técnica para implantar um Centro semelhante no Rio Grande do Norte. Além de secretários e deputados estaduais; pacientes, familiares e colaboradores da instituição; entre outros.

 


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar