Ceir orienta mães sobre primeiros socorros a bebês com microcefalia

18 de setembro de 2017 por Associação Reabilitar

Saber como agir em situações que exigem primeiros socorros é uma necessidade de quem cuida de bebês com microcefalia, que sofrem com espasmos musculares e convulsões.

Para orientar e preparar as mães sobre algumas situações e casos, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) realizou mais uma Roda de Conversa, nesta segunda-feira (18). O projeto reúne 80 famílias de bebês com microcefalia atendidos na instituição.

“Abordamos desde febre a feridas, picadas de animais peçonhentos, engasgos, espasmos e convulsões, que são situações do cotidiano dessas mães e bebês. É importante que elas saibam fazer os primeiros socorros, até que chegue, se necessário, o serviço de emergência”, explica a enfermeira Tarcyana Sousa.

Para Yara Pacheco, mãe da Luna Maria, de 1 ano e 11 meses, o momento foi de tirar dúvidas. “Ela se engasga muito e eu não sabia o que fazer. Também sofre espasmos e hoje tive noções do que fazer nessas situações”, diz.

O próximo encontro da Roda de Conversa será no dia 28 deste mês, sobre o uso de órteses e meios auxiliares em crianças com microcefalia. O projeto, que já está na segunda edição, é realizado na entrada do Ceir, de 17h às 18h30.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados para a Associação Reabilitar