Ceir promove debates sobre a Doença de Parkinson

Este mês é marcado por uma série de atividades de conscientização sobre a Doença de Parkinson. A data serve para alertar sobre esse mal que se trata de uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva.

Nesta semana, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) reúne profissionais e acadêmicos para discutir sobre o diagnóstico e tratamento da doença que tem como principais sinais o tremor, a rigidez e o encurvamento da postura.

“O Parkinson é uma doença neurológica que ainda não tem cura e que pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais frequente o diagnóstico em pessoas entre 50 e 70 anos”, explica o neurologista Francisco José Alencar.

Para diagnosticar pessoas que sofrem com a doença e realizar os devidos encaminhamentos para o tratamento, será realizado no próximo sábado (8), a partir das 7 horas, um mutirão de atendimentos gratuitos no Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas (HGV). As consultas serão marcadas no próprio dia, por ordem de chegada, sendo necessários os documentos RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Os atendimentos do mutirão serão realizados pelos participantes e realizadores do I Seminário Piauiense sobre Doença de Parkinson, que ofertará um curso de 10 horas-aula, com parte teórica na sexta-feira (7), de 18h30 às 21h, no auditório do Ceir.

Neste ano, é comemorado os 200 anos do descobrimento da Doença de Parkinson.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar