Ceir promove quadrilha aquática com pacientes de reabilitação físico-motora

“Nosso objetivo é a independência do paciente e esse é um ambiente que favorece esse trabalho devido aos efeitos que a água promove nos nossos pacientes. Além disso, há a questão da inclusão e socialização, em que usamos o lúdico para fortalecer o tratamento”, explica o fisioterapeuta Jordano Leite Cavalcante.

Animação e alegria não faltam para essa turma que topa qualquer desafio. “Foi muito animado e tivemos todas as atenções dos fisioterapeutas. Eles incluem todos nós, mesmo com a gente tendo dificuldade de dançar, e isso é ótimo e ficamos muitos satisfeitos com esse carinho”, diz Samara Cristina, paciente do Ceir há três anos.

Para o coordenador de Reabilitação Desportiva da instituição, Childerico Robson, a quadrilha aquática é uma das atividades mais aguardadas pelos pacientes neste período do ano, sendo uma oportunidade para que eles vivenciem essa data comemorativa a despeito de qualquer limitação físico-motora.

“A gente trabalha não só a reabilitação, mas também procuramos privilegiar as datas comemorativas, fazendo do processo de reabilitação um algo mais. Isso agrega e engrandece a participação do paciente, dos terapeutas, a mistura e o entrosamento entre todos. Além disso, a quadrilha junina é uma festa que já está no calendário da instituição bastante aguardada por todos, pois eles sabem que essa comemoração é por eles e para eles”, destaca Childerico Robson.

A festa também contou com as famílias e acompanhantes dos pacientes, que ao final da apresentação, confraternizaram com comidas típicas e muito forró pé de serra.


Texto: Lourdes Pereira – Comunicação Ceir