Ceir realiza BazArte com obras pintadas por pacientes

BazArte do Ceir

Uma das terapias do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) utiliza a arte no tratamento dos pacientes, pessoas com deficiência de todo o Piauí. Nesta segunda-feira (29), a instituição inicia um BazArte, com a venda de quadros pintados durante a arteterapia.

O BazArte encerra a programação de nove anos do Centro de Reabilitação, que, ao longo do mês de maio, promoveu uma exposição de quadros itinerante, intitulada “Histórias que Inspiram”.

Uma dessas histórias é a do jovem de 21 anos, Francisco Domingos, que nasceu com um tumor na cabeça e sofre de uma lesão medular. “A arte me ajudou a me aceitar como eu sou. Lembro do meu primeiro desenho, uma criança na cadeira de rodas ao lado da família, era eu. E com a arte também aprendi que posso ter limitações em qualquer área do meu corpo, menos na minha mente”, diz.

Quadros pintados por Domingos e outros pacientes estarão à venda até o dia 2 de junho, na entrada do Ceir, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 17h, a preços entre R$ 3,00 e R$ 30,00.

“Por trás de cada quadro há uma história que inspira e é resultado do trabalho do Centro, mas, principalmente, da superação do paciente”, explica a psicóloga Nazaré Bezerra, coordenadora do Voluntariado do Ceir, que está organizando o BazArt.

O Ceir está localizado na Avenida Higino Cunha, nº 1515, bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina – Piauí.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar