Conheça a história do Pense Bem Trauma no Piauí

Ação do Pense Bem AVC em escola de Teresina. (Foto: Ascom Reabilitar)

O Pense Bem Trauma é um projeto de prevenção ao trauma cranioencefálico, raquimedular e de nervos periféricos idealizado por neurocirurgiões brasileiros por meio da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN). No Piauí, é coordenado pela Associação Reabilitar para promover ações de promoção de saúde, prevenção secundária de lesões traumáticas cerebrais e medulares e sua reabilitação. O programa visa levar uma mensagem educativa à população em geral, direcionada, no entanto, a todos os indivíduos que estão sob maior risco (crianças, adolescentes e adultos jovens).

No dia 05 de maio de 2010, a Associação Reabilitar lançou o Projeto Pense Bem Trauma, no I Simpósio Piauiense de Trauma Cranioencefálico, Raquimedular e de Nervos Periféricos, em comemoração aos dois anos do Centro Integrado de Reabilitação. O evento contou com 260 participantes entre profissionais e estudantes da área da saúde das principais instituições de ensino de Teresina. Entre os palestrantes e componentes das mesas de discussão, nomes de grande importância do cenário nacional (Dr. Sebastião Gusmão, neurocirurgião, professor titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, e Dr. Clemente Augusto, neurocirurgião). Também em 2010, o projeto participou da Mobilização Nacional de Prevenção ao Neurotrauma – Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) – dias 21/06 a 01/07/2010.

Dando continuidade ao projeto, em 2015, o Projeto Pense Bem Trauma solicitou as listas de escolas a serem contempladas com a palestra do projeto para a Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC), assim como ocorre desde 2011, e pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), a exemplo do que ocorreu em 2014, sendo realizadas 19 palestras para alunos da rede pública de educação no Piauí e em cursos no CEIR. No tópico a seguir, estão listadas as atividades do projeto neste ano.


Texto: Mary Ângela Canuto – Projeto Pense Bem