Em homenagem ao Dia Mundial da Voz, Ceir promove ação de conscientização

 

Em homenagem ao Dia Mundial da Voz, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) promoveu, nesta quarta-feira (18), uma ação de conscientização, com distribuição de folders e orientações sobre o uso da voz. A data é comemorada oficialmente no dia 16 de abril.

Produzida pelo ar que sai dos pulmões, a voz expõe características da personalidade, idade, entre outros aspectos do ser humano. Edyáurea Barroso, gerente de Reabilitação Auditiva do Ceir, lembra que uma voz saudável significa uma voz harmoniosa, sem qualquer interferência e agradável ao ouvinte. “Devemos sempre estar atentos às mudanças na qualidade de nossa voz, pois este pode ser o primeiro sintoma de uma patologia”, esclarece a profissional.

Os principais sintomas de patologias na voz são cansaço ao falar, perda de voz e pigarro. Por isso, é aconselhável ingerir bastante líquido durante o dia, não gritar e comer alimentos saudáveis.

Em caso de rouquidão que dure mais de 15 dias, um profissional de fonoaudiologia e um da otorrinolaringologia deve ser consultado para fazer um diagnóstico preciso e evitar futuros problemas.


Texto: Andressa Kerllen – Comunicação Reabilitar