Exposição de arte inicia comemoração pelos 9 anos do Ceir

Maio é um mês especial para o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), que comemora nove anos de fundação. Para celebrar a data, a instituição preparou exposições de arte com quadros pintados pelos próprios pacientes.

Nesta terça-feira (2), a exposição “Histórias que Inspiram” teve início na entrada do Centro, onde ficará instalada até a próxima sexta-feira (5). “Estou me sentindo orgulhosa porque já é a segunda vez que tenho um quadro meu exposto pelo Ceir”, conta a jornalista Ana Alzira, que aos 31 anos tem a arte como uma aliada para o seu tratamento, decorrente de um acidente de trânsito.

Ana Alzira vendo o seu quadro exposto. (Foto: Ascom Ceir)

A exposição segue para o Teresina Shopping do dia 8 a 12 deste mês. Em seguida, será instalada na Casa da Cultura de Teresina, entre os dias 15 e 19, e no Instituto Dom Barreto, do dia 22 a 26 de maio. “Esses quadros contam a nossa história e, principalmente, a de milhares de pessoas com deficiência que superam tantas dificuldades e limitações”, comenta Nazaré Bezerra, coordenadora do Voluntariado do Ceir, que está realizando a ação.

Na última semana do mês, os quadros retornam ao Ceir para um BazArt, que será realizando entre os dias 29 de maio e 2 de junho, quando se juntarão a outras obras produzidas por pacientes e estarão à venda a preço de custo, entre R$ 3 e R$ 30.


Programação 9 anos


O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) comemora 9 anos de funcionamento no dia 5 deste mês, próxima sexta-feira. A programação conta com uma solenidade com homenagens às 8h30, missa e apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica, no auditório da instituição. Também serão realizados um culto e uma apresentação do coral da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), às 14h30.

Ainda dentro da programação de aniversário, o Ceir realiza, nos dias 19 e 20 de maio, o I Simpósio Piauiense de Paralisia Cerebral, voltado para profissionais e acadêmicos de saúde, educação e áreas afins.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar