Mais de mil estudantes são orientados em primeiro dia de campanha

Teve início, nesta segunda-feira (11), o primeiro dia da campanha Neuro em Ação, que alerta para os riscos do uso do celular ao volante, mergulhos em águas rasas e as más posturas corporais.

A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e coordenada no Piauí pela Associação Reabilitar, que atua com o Projeto Pense Bem Trauma, e pela Sociedade Piauiense de Neurocirurgia.

A campanha iniciou com solenidade de lançamento no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e com palestras em escolas das redes pública e privada da capital.

“Somente hoje alcançamos um público com mais de mil estudantes de ensino médio, com orientações e alertas pertinentes a hábitos que devem ser evitados. O uso do celular ao volante, por exemplo, é uma doença grave que devemos combater e evitar suas consequências”, frisa o médico neurocirurgião, Benjamim Pessoa Vale.

Após uma das palestras, o jovem R.C, de 17 anos, relatou que sofreu um acidente no começo deste ano provocado por distração com celular enquanto dirigia. “Eu estava viajando com um primo e o celular caiu no tapete do carro. Quando tirei a visão para pegar e voltei para a direção, tive que desviar de uma senhora, mas bati com o carro em um poste”, lembra o jovem.

A campanha Neuro em Ação está sendo realizada em várias capitais do país. Em Teresina, segue até o final desta semana com palestras em escolas e faculdades. Às 10h da quinta-feira (14), uma Sessão Solene será realizada na Assembleia Legislativa do Piauí.

Em toda a programação, a campanha conta com a participação de ligas acadêmicas de medicina, neurologia e neurocirurgia das universidades Federal e Estadual do Piauí e de faculdades particulares.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar