Oficina Itinerante chega em São Raimundo Nonato

Atendimento em São Raimundo Nonato. (Foto: Raquel Brito)

A Oficina Ortopédica Itinerante do Piauí chegou em São Raimundo Nonato nesta terça-feira (12) e fica até a próxima sexta-feira (15).

Além de pacientes do município, o programa irá atender usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura, Guaribas e Jurema.

A Oficina Ortopédica Itinerante funciona com uma unidade móvel, com capacidade para realizar 100 atendimentos por dia.

O serviço conta com uma carreta para a produção de órteses e próteses, além de coletes, botas, palmilhas, sapatos para pé diabético e pé congênito; um micro-ônibus para o transporte de uma equipe técnica formada uma terapeuta ocupacional, dois sapateiros, um projetista e um técnico em ortopedia; e um caminhão para o transporte de meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas e de banho, muletas, bengalas e andadores, entregues pelo serviço através do SUS.

A oficina é uma ação do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), e com administração da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos.


Saiba como ter acesso 

Para ter acesso aos serviços da Oficina Ortopédica Itinerante, a pessoa deve ir até a unidade móvel com RG e CPF, cartão do SUS, comprovante de residência com CEP e informar, pelo menos, um número para contato. Ou, ela pode procurar a Secretaria de Saúde do município.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar