Oficina Ortopédica Itinerante ultrapassa dois mil aparelhos entregues pelo SUS

26 de julho de 2017 por Associação Reabilitar

Há pouco mais de um ano, foi iniciado no Piauí um serviço que tem mudado a vida de milhares de pessoas com deficiência no interior do Estado. Trata-se da Oficina Ortopédica Itinerante.

O programa é uma ação do Ministério da Saúde, realizado no Piauí por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), com a administração da Associação Reabilitar, uma organização social sem fins lucrativos.

A Oficina Itinerante funciona com uma unidade móvel que confecciona produtos ortopédicos e realiza a concessão de meios auxiliares de locomoção a pessoas com deficiência físico-motora por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os produtos confeccionados e entregues estão órteses, próteses, coletes, botas, palmilhas, sapatos para pé diabético e pé congênito, cadeiras de rodas e de banho, muletas, bengalas e andadores.

“Nós recebemos um cronograma da Sesapi com a relação dos municípios a serem contemplados pelo serviço. Fazemos uma visita prévia, reunião com a equipe de saúde local e agendamento da data para a execução”, explica Raquel Brito, coordenadora do programa pela Associação Reabilitar.

A Oficina Itinerante se instala no município, contemplando cidades vizinhas da região, com uma equipe multidisciplinar responsável por fazer as medidas e os moldes. Em um segundo momento, a unidade móvel retorna ao local para a entrega dos produtos e equipamentos.

O programa já soma 2.746 aparelhos entregues, sendo 542 em Floriano, 274 em São João do Piauí, 358 em São Raimundo Nonato, 679 em Picos e 893 em Piripiri. No próximo mês de agosto, ainda serão entregues mais 414 aparelhos em Oeiras e 287 em Valença, chegando à marca de 3.447 produtos e equipamentos entregues pelo SUS.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados para a Associação Reabilitar