Pacientes do Ceir participam de desfile inclusivo promovido pelo IFPI

Representantes do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) participaram, nessa quinta-feira (22), do Desfile de Moda Inclusiva promovido pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), através da Assessoria de Inclusão e Diversidade da instituição. O evento ocorreu na praça de alimentação do Shopping Rio Poty. Ao todo, 30 pessoas com algum tipo de deficiência participaram do desfile.

Maria Laís Mendes, de 18 anos, foi a primeira paciente do Ceir a desfilar. Logo após, José Lucas, de apenas nove anos, também participou do evento, animando o público. O desfile teve como tema “Jardim Secreto” e é em alusão ao dia 21 de setembro, dia da Luta Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, e busca propôr reflexão ao mercado da moda e vestuário sobre o tema. Ao longo do desfile, roupas adaptadas para as necessidades foram apresentadas.

Para Nazaré Bezerra, coordenadora de Voluntariado do Ceir, o evento é uma oportunidade para que pessoas com quaisquer tipos de deficiência sejam contempladas pelo mercado da moda e do vestuário. “A participação do Ceir é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. É de extrema importância que o mercado se atente às especificidades voltadas para este público”, diz Nazaré.

Além do Ceir, alunos e pacientes de outras instituições que desenvolvem trabalhos com crianças, adolescentes e adultos com algum tipo de deficiência também participaram do evento. Ao todo, cerca de 80 pessoas assistiram ao desfile.


Confira algumas fotos:



Texto: Jamila Carvalho – Comunicação Ceir