Pacientes e colaboradores do Ceir celebram Dia da Síndrome de Down

 

“As diferenças nos enriquecem, o respeito nos une”. Com essa frase, os colaboradores do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) realizaram, nesta quinta-feira (22), programação alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado ontem (21).

Os pacientes, familiares, colaboradores e voluntários participaram de dinâmicas, apresentações musicais e assistiram à palestra “A pessoa com síndrome de Down no século XXI”, apresentada pela assistente social Izabel Hérica.

“Nosso intuito é mostrar às famílias as perspectivas voltadas para as pessoas com síndrome de down, com informações amparadas em estatísticas e evidências científicas. Falamos da inclusão no ambiente escolar, na formação familiar e no processo de envelhecimento e de inclusão numa forma mais abrangente. Tudo isso para fortalecer o processo de inclusão e o empoderamento dessas famílias”, destaca Izabel Hérica.

Reabilitação Intelectual no Ceir

O serviço de Reabilitação Intelectual do Centro completou 3 anos de pleno funcionamento no dia 5 de março. Nesse serviço são disponibilizados atendimentos nas clínicas de Deficiência Intelectual, Síndrome de Down, Transtornos do Espectro Autista (TEA), conhecido popularmente como autismo, e de Microcefalia.

De 2015 ao início de março de 2018, foram realizados 99.473 atendimentos, sendo 70.637 atendimentos das clínicas de Deficiência Intelectual, Síndrome de Down, Transtornos do Espectro Autista (TEA), e 28.836 da Clínica de Microcefalia, implantada em 2016.


Texto: Andressa Kerllen – Comunicação Reabilitar