Pense Bem Trauma realiza ações em escolas públicas

Ariel Lucas Oliveira atento durante a palestra. (Foto: Ascom Reabilitar)

Crianças atentas a cada ilustração e ansiosas para compartilhar as suas experiências. Essa foi mais uma ação do Projeto Pense Bem Trauma, que leva palestras educativas para escolas públicas da capital gratuitamente.

O pequeno Ariel Lucas Oliveira, 6 anos, participou de cada momento da palestra e saiu refletindo sobre o que aprendeu. “A gente pode sofrer um acidente até brincando ou empurrando o coleguinha”, comenta.

O Projeto foi até a escola municipal Lea Leal, no bairro Satélite, nesta terça-feira (7), e compartilhou com um grupo de 35 crianças, entre 6 e 8 anos de idade, cuidados com acidentes que levam a traumas na cabeça e na coluna.

“Através de uma conversa lúdica com as crianças, orientamos sobre os riscos de acidentes que podemos sofrer no dia a dia, ao descer de uma escada correndo sem usar o corrimão ou não usando cinto de segurança no carro, por exemplo”, explica Cristiane Rocha, enfermeira e palestrante.

Segundo Cristiane, o Pense Bem Trauma é um projeto desenvolvido pela Associação Reabilitar – em parceria com o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). “Há um grande número de pessoas sendo atendidas no Ceir vítimas de acidentes que podem ser evitados. Por isso desenvolvemos o projeto, para levar a prevenção através de palestras educativas para a sociedade”, declara.

O Projeto Pense Bem Trauma atua há seis anos em escolas estaduais e municipais de Teresina. Neste mês, mais quatro unidades recebem atividades da ação.


Confira agenda do projeto em junho:

Dia 8 – Escola Municipal Professora Ana Bugyja Brito, bairro Santo Antônio, 14h30;

Dia 14 – Escola Municipal Torquato Neto, vila Nossa Senhora da Guia, 9h;

Dia 16 – Escola Estadual Premem Sul, Monte Castelo, 9h30;

Dia 20 – Escola Estadual João Clímaco, Centro, 8h40.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar