Projeto Pense Bem Trauma leva prevenção de acidentes a escolas

Crianças interagindo durante palestra. (Foto: Ascom Reabilitar)

Os alunos da escola municipal Torquato Neto receberam uma aula diferente nesta terça-feira (14). O Projeto Pense Bem Trauma levou orientações para mais de 100 crianças sobre como prevenir acidentes que causam traumas na cabeça e coluna.

A ação é iniciativa da Associação Reabilitar em parceria com o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e atua gratuitamente há seis anos em escolas municipais e estaduais do Piauí.

Segundo Mary Ângela Canuto, enfermeira do Projeto, há no Ceir um grande número de pacientes com traumas causados por acidentes que podem ser evitados. “Em razão disso levamos orientações preventivas para conscientizar cada vez mais as pessoas com cuidados no dia a dia”, frisa.

Entre as orientações estão o uso de cinto de segurança e capacete, cuidados ao mergulhar em águas rasas e com lesões após quedas. “Eu aprendi que a gente tem que olhar para um lado e para o outro ao atravessar a rua”, comenta a estudante Yukiane Maria, 6 anos.

Para a pedagoga Vanusa Gomes foi uma experiência importante. “Às vezes a gente fala para as crianças brincarem com cuidado, mas elas acabam não tendo noção do perigo. Então, quanto mais informações elas receberem, melhor”, afirma.

Ainda neste mês, o Projeto vai realizar ações nas escolas estaduais Premem Sul, no bairro Monte Castelo, e João Clímaco, no Centro, nos dias 16 e 20 de junho, respectivamente.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar