Semana de combate ao AVC: Ceir leva serviços de saúde gratuitos à população

Enfermeira Mary Ângela Canuto em atendimento no Shopping da Cidade. (Foto: Ascom Reabilitar)

Chamar atenção para a importância de hábitos saudáveis e a promoção da saúde por meio de exames preventivos. É desta forma que o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) realiza, durante toda esta semana, serviços de testes rápidos e informações de saúde para a população. A ação integra a programação da sétima edição da Semana de Combate ao AVC no Piauí.

Nesta terça-feira (25), profissionais e acadêmicos de enfermagem realizaram atendimentos no Shopping da Cidade, em Teresina. Na ocasião foram distribuídos folders educativos, aferição de pressão arterial, medida do peso, altura e cintura e cálculo do índice de massa corporal (IMC). Ações também acontecem nos municípios de Luzilândia, Madeiro e Esperantina.

De acordo com a enfermeira do projeto Pense Bem AVC e coordenadora da ação, Mary Ângela Canuto, o Piauí tem o maior índice de mortes por AVC no país. Ela alerta para os números elevados de casos e ressalta os cuidados com a prevenção.

“Para cada 100 mil habitantes são registrados 69,3 mortes no Piauí. Em números proporcionais, nosso Estado está em primeiro lugar no país. De modo geral, os sintomas de um acidente vascular cerebral podem ser difíceis de ser identificados. No entanto, reconhecê-los pode salvar uma vida. Assim, realizamos estas ações durante a semana de conscientização como forma de prevenção, mas também de orientações para a população”, explica a profissional.

Aos 57 anos, aposentado Antônio Mateus teve um AVC no início deste ano. Apresentando uma pequena sequela na mão esquerda ele ressalta que após o incidente passou a reforçar os cuidados com a saúde. “Vi pela TV que iria ter essa ação no Shopping da Cidade e não perdi a oportunidade de realizar os exames ofertados. O que aconteceu comigo pode acontecer com qualquer pessoa. É importante que cada pessoa tenha a consciência de cuidar da saúde”, destaca Antônio.

O Ceir investe em estratégias para prevenção do AVC e oferta tratamento para a recuperação e manutenção da qualidade de vida, além de proporcionar cuidados e apoio adequados em longo prazo aos pacientes. Com a campanha, o órgão estreita a relação com a comunidade, levando ao cidadão informações e avaliações sobre temas essenciais para uma vida saudável.

A campanha

No dia 29 de outubro é celebrado o Dia de Combate ao Acidente Vascular Cerebral – AVC. No Piauí, a campanha promovida pelo Ceir, por meio do Projeto Pense Bem AVC, e coordenado pela Associação Reabilitar, segue uma tendência global de combate à doença. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da população para o AVC no âmbito da prevenção, tratamento e reabilitação, atuando na busca contínua da assistência ao paciente e seus familiares em todo o Estado.

O AVC é a segunda doença que mais promove mortes no Brasil – fica atrás apenas de doenças cardiovasculares – e a primeira em causa de incapacidade, ou seja, que deixa sequelas na pessoa. Segundo o Ministério da Saúde, o número de mortes pela doença superar o número de 100 mil vítimas fatais anualmente no país e milhares no mundo.

 


Texto: Antônio Fontes – Comunicação Reabilitar