Semana do AVC no Piauí reforça importância do diagnóstico e tratamento da doença

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) está entre as principais causas de morte no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença causa mais de 100 mil mortes por ano em todo o país. Objetivando minimizar os efeitos e alertar a população sobre a importância do combate à doença, durante toda esta semana, o Projeto Pense Bem AVC realiza ações em Teresina e nos municípios de Luzilândia, Madeiro e Esperantina, por meio da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos que coordena a ação, em parceria com o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

Dando início à sétima edição do evento no Piauí, uma multidão animada, composta por pessoas de todas as idades percorreram, nesta segunda-feira (24), as ruas do bairro Poty Velho, zona Norte da capital. Nem mesmo o trajeto e o intenso calor intimidaram as dezenas de pessoas que participaram da ação promovida.

Embora grave, existem medidas preventivas importantes que diminuem os riscos de incidência da doença, como explica Benjamim Pessoa Vale, médico neurocirurgião e idealizador da campanha no Estado.

“A prevenção da doença é fundamental. Para isso, é importante adotar estilos de vida saudáveis, entre eles, praticar exercício físico com regularidade, ter uma alimentação equilibrada, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso. Os profissionais de saúde atuam nas orientações, mas quem faz o gerenciamento da saúde são as próprias pessoas”, ressalta Benjamin.

Irapuá Ferreira Ricarte, neurologista especializado em doenças vasculares, reforça que “trabalhamos ostensivamente a prevenção com orientações às pessoas no controle do diabetes, da hipertensão e para que mantenham hábitos saudáveis, ou seja, que tenham responsabilidade no gerenciamento da saúde, pois embora os avanços nos tratamentos, a prevenção ainda é a melhor solução”.

A aposentada Rosimary Maria da Conceição, 60 anos, destaca que “essa ação é muito importante para conscientizar as pessoas dos ricos do AVC e de outras doenças. Há mais de um ano faço caminhada regularmente e esta iniciativa além de promover a interação, reforça a importância da atividade física”.

Durante a programação, serão ofertados serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial, medida do peso, altura e cintura e cálculo do índice de massa corporal (IMC), além de palestras e orientações sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC).


Confira algumas fotos:



Texto: Antônio Fontes – Comunicação Reabilitar