Sistema de Transporte do SUS já beneficiou mais de 64 mil passageiros

Marilúcia Gomes chegando em Teresina no transporte. (Foto: Ascom Reabilitar)

Desde quando foi iniciado, em maio deste ano, Marilúcia Gomes é usuária frequente do Sistema Estadual de Transporte Eletivo. O serviço transporta diariamente, de forma gratuita, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de 29 municípios da região Entre-Rios do Piauí para a realização de consultas e exames em Teresina.

“O transporte facilita bastante a nossa locomoção, já que deixa a gente na porta do local que viemos nos consultar, fazer ou receber exames. Ainda mais para quem acompanha idosos, que é o meu caso, com os meus pais, ou pessoas com deficiência”, comenta Marilúcia Gomes, que mora em Altos.

O Sistema de Transporte é uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM). Com a administração da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos, circulam, ao todo, 22 micro-ônibus com ar-condicionado, adaptados para pessoas com deficiência e capacidade de 26 usuários.

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, explica que o objetivo da ação é a “descentralização dos serviços de saúde e fazer com que cada vez mais pessoas tenham acesso à rede de saúde especializada”.

Para ter acesso ao Transporte, a pessoa deve solicitar o agendamento na Secretaria de Saúde do seu município, com direito a passagem de ida e volta e, em alguns casos, acompanhante.

O serviço entrou em recesso coletivo no dia 16 deste mês e deve retornar no dia 3 de janeiro de 2017.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar