Sistema Estadual de Transporte Eletivo realiza capacitação

Parte da equipe do Sistema de Transporte. (Foto: Divulgação)

Diariamente, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) são transportados gratuitamente de 29 municípios do Piauí para Teresina, por meio do Sistema Estadual de Transporte Eletivo. Para qualificar os profissionais envolvidos no processo, foi realizado o I Treinamento de Agendadores e Agentes de Viagem, no último sábado (30), em Água Branca.

“Nosso objetivo é qualificar e capacitar cada vez mais os profissionais para garantir o transporte gratuito e seguro de usuários do SUS”, afirma Aderson Luz, superintendente da Associação Reabilitar, organização social que administra o serviço.

O Sistema de Transporte é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Pelo Sistema, circulam 22 micro-ônibus com ar-condicionado, adaptados para pessoas com deficiência e capacidade de 26 usuários. O serviço é voltado para pessoas que precisam fazer hemodiálise, quimioterapia, fisioterapia, terapia ocupacional, hidroterapia, psicologia e fonoaudiologia; exames ou pegá-lo; consultas ou retornos; Tratamento Fora de Domicílio (TFD), perícia médica; visitas em UTIs; ou acompanhar pacientes internados em hospitais públicos pelo SUS.

Para ter acesso ao transporte, basta solicitar o agendamento na Secretaria de Saúde do município, com direito a passagem de ida e volta e, em alguns casos, acompanhante.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar