Transporte de pacientes do SUS já emitiu mais de 4 mil passagens

Veículos do Sistema Estadual de Transporte Eletivo do Piauí (Foto: Divulgação)

Em funcionamento há um mês, o Sistema Estadual de Transporte Eletivo do Piauí atingiu 4.468 passagens emitidas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), do interior do Piauí, realizarem consultas e exames em Teresina.

O Sistema de Transporte é uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM).

“O serviço tem garantindo o deslocamento de usuários do SUS para darem continuidade aos seus tratamentos na capital”, diz Cristiane Moura Fé, superintendente de Atenção à Saúde.

Segundo Aderson Luz, representante da Associação Reabilitar – organização social responsável pela administração do serviço -, o transporte não só tem beneficiado a população, mas também apresenta uma economia para os cofres públicos.

“Existia um grande índice de pacientes que marcavam a consulta ou exame e não tinham condições financeiras de vir à capital. Isso provocava gastos para a Saúde, que esperava por esse usuário que não vinha”, explica Aderson.

Para ter acesso ao transporte, que é gratuito, a pessoa deve solicitar o agendamento na Secretaria de Saúde do seu município, com direito a passagem de ida e volta e acompanhante.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar