Transporte gratuito de pacientes do SUS completa 1 ano no Piauí

Há 1 ano iniciava no Piauí o Sistema Estadual de Transporte Eletivo, serviço que transporta, gratuitamente e diariamente, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 29 municípios da região Entre-Rios para Teresina.

 

Equipe do Sistema de Transporte Eletivo. (Foto: Ascom Reabilitar)

Neste período, o Sistema de Transporte já beneficiou mais de 94 mil passageiros, sendo 65.570 pacientes e 29.021 acompanhantes, que têm ida e volta garantida para realizarem consultas e exames na capital.

O serviço é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), e administrado pela Associação Reabilitar, entidade social sem fins lucrativos.

“O serviço tem garantindo o deslocamento de usuários do SUS de municípios do Piauí para darem continuidade aos seus tratamentos na capital, de forma segura e confortável”, pontua Cristiane Moura Fé, superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi.

Aderson Luz, superintendente multiprofissional da Associação Reabilitar, explica que “o transporte não só tem beneficiado a população, mas também apresenta uma economia para os cofres públicos, já que existia um grande índice de pacientes que marcavam a consulta ou exame e não tinham condições financeiras de se deslocarem à capital”, destaca.

O Sistema é composto por 22 micro-ônibus com ar-condicionado, adaptados para pessoas com deficiência e capacidade de 26 usuários. Para ter acesso ao transporte, a pessoa deve solicitar o agendamento na Secretaria de Saúde do seu município, com direito a passagem de ida e volta e acompanhante.

Os municípios contemplados são Água Branca, Amarante, Altos, Coivaras, Alto Longá, Beneditinos, União, Palmeiras, Demerval Lobão, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, José de Freitas, Lagoa Alegre, Miguel Alves, Miguel Leão, Curralinhos, Passagem Franca do Piauí, São Pedro do Piauí, Regeneração, Olho D’Água do Piauí, Nazária, Pau D’Arco do Piauí, Lagoinha do Piauí, Angical/São Gonçalo do Piauí, Monsenhor Gil, Lagoa do Piauí, Barro Duro, Agricolândia e Teresina.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar