Colaboradores do Ceir recebem treinamento para socorro a vítimas de paradas cardiorrespiratórias

Colaboradores e pacientes do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) participaram, nesta segunda-feira (20), de um treinamento suporte básico de vida em parada cardíaca. O curso prático foi dado pelo cardiologista do Ceir, Luiz Bezerra, com o objetivo de capacitar pessoas leigas a prestarem os primeiros socorros a eventuais vítimas.

De acordo com Luiz Bezerra, ocorrem cerca de 200 mil paradas cardíacas por ano no Brasil e metade delas é fora dos hospitais. “Nós lidamos com um público muito grave, como diabéticos, neuropatas, entre outros, ou seja, o risco de uma parada cardiorrespiratória é muito alto. Além disso, é muito provável que no nosso dia a dia possa ocorrer a necessidade de um cidadão ter que fazer uma massagem cardíaca. Treinamentos, por mais simples que pareçam, podem garantir a sobrevivência de uma vítima até a chegada do socorro”, diz.

Na atividade, os participantes receberam orientações sobre como realizar a imediata ressuscitação cardiopulmonar (RCP) na vigência de uma parada cardiorrespiratória, inclusive com a forma correta de fazer compreensões torácicas, até a chegada do socorro especializado.

Para a coordenadora do Centro de Diagnósticos, Vanessa Almeida, a atividade destaca a importância desse conhecimento para todos que trabalham na área da saúde. “Em caso de emergência, é muito importante saber como agir, manter a calma e fazer o procedimento correto”, conclui.


Texto: Lourdes Pereira – Comunicação Ceir