Gestores do Ceir se reúnem com vice-governadora

Foto - Benonias Cardoso

Os gestores do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), Aderson Luz e Walter Oliveira, reuniram-se, nessa quarta-feira (8), com a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho.

A reunião abordou os avanços e necessidades do Ceir, que é modelo para todo o país e que poderá ser exemplo no encontro que a vice-governadora participará, nesta quinta-feira (9), em Brasília, onde será apresentado o programa do governo federal, Criança Feliz.

O programa objetiva fortalecer as políticas públicas para promover o desenvolvimento infantil integral, priorizando gestantes e crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Aderson Luz, Superintendente Multiprofissional do Ceir, considerou a reunião como um importante momento de apresentar para a vice-governadora os trabalhos desenvolvidos pelo centro. “No Piauí temos mais de 100 crianças diagnosticadas com microcefalia. No Ceir, temos 70 crianças em atendimento e as outras 31 crianças são atendidas pelas unidades de Picos e Parnaíba. Então é muito importante essa preocupação e o interesse dos Governos Estadual e Federal sobre a situação em que se encontram as crianças que nasceram com Microcefalia”, destaca Aderson.

“O país se inspira no modelo do Piauí. Apesar das dificuldades, o serviço de Saúde do Estado, juntamente com a Maternidade e o Ceir, mostram que com poucos recursos é possível fazer muito”, complementa o superintendente profissional, Aderson Luz.

Dirigentes do Centro de Referência Estadual de Microcefalia, instalado na Maternidade Evangelina Rosa, que atende crianças que estão inseridas nos critérios estabelecidos no Programa Criança Feliz, também participaram da reunião.


Clínica de Microcefalia

A Clínica de Microcefalia, foi implantada por meio de parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Para ter acesso, os bebês são diagnosticados no Instituto de Perinatologia Social da Maternidade Dona Evangelina Rosa ou no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo e, em seguida, encaminhados para consulta de admissão no Ceir.

 


Texto: Andressa Kerllen – Comunicação Reabilitar