NMDER realiza evento em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade no Teresina Shopping

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) realizou, nesta segunda-feira (17), no Teresina Shopping, um evento especial em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade. A ação reuniu famílias e profissionais de saúde para um momento de sensibilização e troca de experiências sobre os desafios e conquistas dos bebês que nascem antes do tempo.

O encontro trouxe relatos emocionantes de mães que vivenciaram a prematuridade com seus filhos e de profissionais de saúde que também nasceram prematuros e hoje dedicam suas vidas ao cuidado neonatal.

De acordo com a médica neonatologista e coordenadora Estadual do Método Canguru, Isabel Marlúcia, o ano de 2025 tem como tema: “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”, destacando a importância do cuidado humanizado e do acompanhamento especializado às famílias desde os primeiros dias de vida do bebê.

“O Dia Internacional da Prematuridade é um alerta para lembrar que a prematuridade pode ser evitada com pré-natal adequado e cuidado à saúde da gestante. E quando o bebê nasce antes do tempo, é fundamental que ele tenha um lugar apropriado e assistência qualificada para garantir uma boa sobrevida”, destacou.

Linda Michele é mãe do Arthur, de 3 anos, que nasceu prematuro e relatou sua trajetória com o filho. “O Arthur chegou ao mundo com 26 semanas e cinco dias, pesando 880 gramas. Passamos quase três meses na maternidade, entre UTIs e o Método Canguru. Foi lá que aprendi a amamentar, dar banho e cuidar de um bebê tão pequeno, ainda mais sendo mãe de primeira viagem. Recebi todo apoio da equipe, que me ensinou e me deu segurança. Hoje ele está aqui, saudável, esperto, correndo e falando sem parar. Sou profundamente grata a Deus e a todos que cuidaram dele”, concluiu.