Ceir recebe visita técnica de representantes da EMSERH para conhecer a Oficina Ortopédica

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) recebeu, nesta quarta-feira (28), a visita técnica de representantes da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e da Oficina Ortopédica de Timon. A comitiva conheceu de perto o funcionamento e a produção da Oficina Ortopédica, referência na fabricação de órteses e próteses. O intercâmbio técnico tem como objetivo estudar fluxos e modelos de operação para a implantação de uma Oficina Ortopédica em São Luís (MA).

A agenda também incluiu visita à Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), onde os representantes puderam acompanhar processos e gestão dos serviços administrados pela Associação Reabilitar.

Segundo o superintendente executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz, a iniciativa fortalece a qualificação dos serviços públicos de saúde, reforçando o compromisso da entidade com a ampliação do acesso da população à reabilitação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O objetivo foi apresentar nossa Oficina Ortopédica, mostrando organização, fluxos e processos de fabricação de órteses e próteses. Também compartilhamos nossa experiência em gestão em saúde. Ficamos muito satisfeitos em ver o interesse da equipe e e em poder contribuir com a expansão desse modelo para o Maranhão”, explicou.

A equipe da EMSERH foi composta por profissionais das diretorias de Engenharia, Administração, Clínica e Farmácia, reforçando o caráter técnico e multidisciplinar da visita. Para a gerente de serviços em saúde da EMSERH, Francisca Moura, a iniciativa fortalece a parceria entre os dois estados e o compromisso com a saúde pública.

“Nosso objetivo foi conhecer a Oficina Ortopédica do Ceir. Nós pudemos ver os processos de fabricação de órteses e próteses, assim como toda a organização. Nós tivemos a oportunidade de visitar também a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) e ficamos admirados pela organização implantada nos projetos gerenciados pela Associação Reabilitar”, destacou.