Semana de Prevenção ao AVC inicia nesta terça (26)

Somente em 2020, mais de mil mortes no Piauí foram causadas por Acidente Vascular Cerebral (AVC), de acordo com o Painel Registral de Óbitos do Portal da Transparência. Visando à prevenção, a Associação Reabilitar, por meio do Projeto Pense Bem AVC, idealizado pelo neurocirurgião Benjamim Pessoa Valle, realiza a 11ª edição da Semana do AVC, que inicia nesta terça-feira (26).

 

Devido à pandemia, as ações deste ano acontecerão exclusivamente no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). Abrindo a programação, serão realizadas palestras sobre tabagismo e a importância do controle da pressão arterial na prevenção do AVC.

 

A coordenadora do Projeto Pense Bem AVC, a enfermeira Fabiana Gomes, explica que o objetivo é não só alertar, mas também mostrar que há vida após o AVC.

 

“Todos os anos, nós buscamos diferentes maneiras de levar essa mensagem do cuidado com a saúde à população. Hábitos diários simples podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas, como manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, controlar a pressão arterial e diabetes, entre outros. Além disso, queremos mostrar que o AVC não é o fim. É possível recomeçar e nós proporcionamos também esse acolhimento às vítimas do problema”, pontua Fabiana Gomes.

 

Uma das atividades mais esperadas dentro da programação é a Exposição Interativa, que já foi levada a diversas escolas e comunidades de Teresina nos anos anteriores, em alusão ao Dia Mundial do AVC. “Sempre há uma expectativa muito grande pela Exposição Interativa do AVC, pois os participantes podem conferir de uma maneira mais dinâmica informações acerca do AVC. Por conta da pandemia, a ação será realizada apenas no próprio Ceir, mas será aberta ao público, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção à covid-19”, ressalta a coordenadora.

 

Confira a programação da Semana de Prevenção ao AVC:

 

26 de outubro (terça-feira)

10h – Palestra: Tabagismo e AVC

Convidados: assistente social Alba Batista e Robert Alves, médico do Programa de Tabagismo do Hospital da Criança do Parque Piauí.

15h30 – Palestra: A Importância do Controle da Hipertensão Arterial na Prevenção do AVC

Convidado: Dr. Luís Bezerra, médico cardiologista do Ceir.

Local: Auditório do Ceir

 

27 de outubro (quarta-feira)

 

10h – Roda de conversa com pacientes e familiares do Ceir sobre a vida após o AVC

Convidados: Equipe multiprofissional do Ceir

Local: Auditório do Ceir

 

28 de outubro (quinta-feira)

 

10h – Palestra: Controle da diabetes e Dislipidemias na Prevenção do AVC

Convidada: Dra. Isabel Carvalho, endocrinologista do Instituto de Neurociências

11h – Palestra: Alimentação Saudável para a Prevenção do AVC

Convidada: Cyntia Regina Ibiapina, nutricionista Ceir.

Local: Auditório do Ceir

 

29 de outubro (sexta-feira)

 

Exposição Interativa do AVC, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao AVC

Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

Local: 3º piso do Ceir