Ação promove plantio de mudas às margens do Rio Poti neste sábado (27)

O projeto Margens Sustentáveis, coordenado pela ONG Moradia e Cidadania, que tem por objetivo desenvolver projetos socioambientais, realizará, neste sábado (27), às 8h, no setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o plantio de 300 mudas às margens do Rio Poti.

Coordenado pelo engenheiro civil Jamilton Lopes, o projeto pretende recuperar aproximadamente 14 hectares da mata ciliar do rio e contribuir para amenizar a temperatura da cidade, através de um projeto de rearborização. E conta com a participação de pessoas como a professora arquiteta Ivna Gadelha, que tem contribuído com o estudo do trecho que será contemplado com esse reflorestamento.

Diversos órgãos e instituições estão integrados nessa ação, a exemplo da Associação Reabilitar, organização social que administra o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). “Nossa missão é conscientizar as pessoas, salvar o rio e vidas, e integrar, cada vez mais, todos, nas questões socioambientais”, pontua o presidente voluntário da Associação Reabilitar, Benjamim Pessoa Vale.

Além da Associação Reabilitar, são parceiros da iniciativa, a Rede Pense Piauí; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam); Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI); Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasp); Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater); Exército Brasileiro e outros parceiros.


Texto: Andressa Kerllen – Comunicação Reabilitar