Ambulatório de Espasticidade do Ceir está com nova coordenação

Os atendimentos no Ambulatório de Espasticidade do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) estão sob nova coordenação. A médica fisiatra e diretora clínica do Ceir, Liceana Pádua assumiu a função nesta semana. Funcionando desde a inauguração do Ceir, em 2008, o ambulatório oferta à população o tratamento especializado para espasticidade, um distúrbio que se apresenta com rigidez no músculos secundária a uma lesão no sistema nervoso central.

A médica Liceana Pádua é especialista em Fisiatria e atua no Ceir desde 2016. Na última quinta-feira (21) ela assumiu a nova função e destaca os desafios desse trabalho, focado na aplicação de toxina botulínica.

“Nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho de tratamento da espasticidade iniciado pelo Dr. Francisco José Alencar, fazendo com que os pacientes não tenham deformidades, melhorem sua funcionalidade e qualidade de vida.” explica Liceana Pádua.

Diversos pacientes são beneficiados pelo serviço, como é o caso do senhor Antônio Conceição Nunes, de 84 anos, que sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC) duas vezes e utiliza o procedimento para garantir melhor qualidade de vida, evitando a rigidez dos músculos.

A filha dele, Maria do Socorro Nunes, o acompanha no tratamento. Segundo ela, os resultados são satisfatórios. “Ele está no Ceir desde 2009, já fez terapia ocupacional, com fonoaudiólogo, reabilitação física e a aplicação da toxina botulínica. Minha expectativa é que ele melhore cada vez mais e dê tudo certo. Graças a Deus, meu pai sempre foi muito bem atendido aqui” ressalta.

O Ceir é um dos projetos administrados pela Associação Reabilitar e oferta atendimento de referência em reabilitação física, auditiva, intelectual e pós-covid para a população piauiense.