Artista plástico João Elyo faz exposição individual com apoio da Associação Reabilitar

Mostra de arte “Figure-se” ficará à disposição do público, gratuitamente, até o dia 30 de junho, na Montmartre Arte e Galeria, em Teresina

 

Foi aberta nessa quinta-feira (2), na Montmartre Arte e Galeria, a mostra de arte “Figure-se”, a primeira exposição individual do artista plástico João Elyo, de 11 anos de idade. João tem Sindrome de Down e a exposição conta com o apoio da Associação Reabilitar, como forma de incentivar a cultura e a inclusão das pessoas com deficiência.

 

João, que é natural de Esperantina, no Norte do Piauí, pinta desde os quatro anos de idade. Ele já expôs seus trabalhos localmente, em mostras coletivas realizadas no Theatro 4 de Setembro e na Casa da Cultura de Teresina. Ele também tornou sua arte conhecida internacionalmente, ao expor no Carrousel du Louvre, em Paris.

 

A mostra de arte “Figure-se” tem a curadoria de Elsa Elvas e um contexto baseado na arte como meio de inclusão e de fazer parte de algo através de uma atitude de expressão artística. Segundo a curadora, a singularidade das pinturas de João Elyo conta com a valorização da natureza.

 

“As cores fortes e os pigmentos florescentes inspiram a arte de João Elyo. São instrumentos sempre presentes, iluminando suas composições com temas voltados para os elementos da natureza”, explica Elsa Elvas.

 

A assistente administrativa da Associação Reabiltar, Adanícia Nascimento, representou o presidente da instituição, Benjamim Pessoa Vale, na abertura da exposição e destacou a importância do apoio a essas iniciativas. “O João é muito talentoso. Nós, da Reabilitar, temos uma imensa alegria em apoiar e incentivar esse belíssimo trabalho, que prova o quanto a inclusão é importante e como as pessoas com deficiência estão aptas a chegarem cada vez mais longe, em diversos segmentos. O João é motivo de orgulho para todo o Piauí”, destaca.

A mostra fica aberta até o dia 30 de junho, com entrada gratuita. As visitas devem ser marcadas pelo Instagram @galeriamontmartre ou WhatsApp (86) 98855-8626 e (86) 98813-0020.

 

*Com informações do portal www.cidadeverde.com .