Associação Reabilitar comemora 18 anos de dedicação e impacto social no Piauí

A Associação Reabilitar celebra, na próxima quarta-feira (13), seus 18 anos. Para comemorar a data, será realizado um corte de bolo simbólico, às 17h, no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). Desde a sua fundação, a entidade tem sido uma força motriz no empreendedorismo social do estado, dedicando-se a apoiar, desenvolver e gerenciar projetos e ações na área de saúde, com foco especial na inclusão social de pessoas com deficiência.

Ao longo dos anos, a Associação Reabilitar conquistou reconhecimento nacional pelo Ministério da Saúde, recebendo o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde – CEBAS. Com o lema “Cuidando e transformando vidas”, a entidade se consolidou através das suas iniciativas, que visam a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida das pessoas em todo o estado do Piauí.

“Este 13 de março é uma data marcante para o Piauí, pois marca o 18º aniversário da Associação Reabilitar, um marco no empreendedorismo social do estado. Ao longo dos anos, enfrentamos desafios e realizamos grandes conquistas. Agradeço a todos os colaboradores, pacientes, conselheiros e diretores por seu apoio contínuo. Juntos, construímos uma sociedade mais justa, próspera e sustentável”, ressalta Benjamim Pessoa Vale, presidente da Associação Reabilitar.

Atualmente, a Associação Reabilitar gerencia projetos em todo o Piauí, através de parceria com o poder público. Administrado pela Associação Reabilitar em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) alcançou a marca impressionante de mais de 2 milhões de atendimentos desde sua fundação, em 2008. No último ano, o Sistema Estadual de Transporte Eletivo (STE) transportou mais de 115 mil pacientes que necessitavam se deslocar até Teresina para receber tratamento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Centro de Reabilitação Pós-Covid, em Parnaíba, já realizou 38.967 atendimentos em pacientes da região da Planície Litorânea, que apresentam sequelas neurológicas e respiratórias decorrentes da Covid-19. Em todo o Piauí, mais de 26 mil meios auxiliares de locomoção e produtos ortopédicos foram entregues à população pela Oficina Ortopédica Itinerante desde 2011.

Funcionando com toda sua capacidade em uma estrutura adequada e com equipamentos de alta tecnologia desde dezembro de 2023, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) já soma mais de 10 mil atendimentos no ambulatório especializado de alto e 1.609 partos. A Associação Reabilitar também realiza ações com foco na prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC), através do projeto Pense Bem. Somente no ano passado, o projeto teve um alcance de mais de 7 mil pessoas por meio de palestras educativas e campanha nas redes sociais.