Associação Reabilitar conclui primeira turma do curso de Libras para profissionais do Ceir, NMDER e Sede

A Associação Reabilitar concluiu, nesta sexta-feira (04), a primeira turma do curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltado para profissionais do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) e da sede administrativa. A formação teve duração de três meses, totalizando 60 horas.

A iniciativa surgiu da necessidade de oferecer um atendimento mais inclusivo e acolhedor às pessoas surdas que buscam os serviços do Ceir e da NMDER, além de integrar novos colaboradores ao processo de inclusão.

“Implantamos o curso de Libras para atender melhor o nosso público e acolher com mais empatia quem chega até nós. Queremos garantir que qualquer pessoa se sinta ouvida, respeitada e incluída desde o primeiro contato”, afirmou Kelly Meirelles, gerente de Desenvolvimento Humano da Associação Reabilitar.

Realizado em parceria com o CAS – Centro de Atendimento à Surdez, o curso envolveu profissionais das áreas de recepção, banco de leite, psicologia, reabilitações, serviço social, segurança, dentre outros. Para Nádia Gomes, professora de Libras do CAS, a experiência foi enriquecedora. “Cada aula foi repleta de troca e aprendizado. Meu maior desejo é que cada profissional coloque em prática o que aprendeu, porque a inclusão precisa acontecer de verdade”, destacou.

Kaio Gonçalves, psicólogo do ambulatório da NMDER, também ressaltou a importância da capacitação. “O curso ampliou minha percepção sobre a necessidade de me preparar mais e utilizar Libras como ferramenta de inclusão, especialmente no acompanhamento psicológico de gestantes. Sou grato pela oportunidade”, disse.