Associação Reabilitar promove programação especial pelo Dia da Saúde e Nutrição

Em alusão ao Dia da Saúde e Nutrição, a Associação Reabilitar, através do Projeto Pense Bem AVC, realizou, nessa quinta-feira (31), uma programação especial de incentivo aos bons hábitos e alimentação saudável. A ação aconteceu no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), durante os turnos manhã e tarde.

 

As atividades incluíram palestra e oficina sobre alimentação saudável, conduzida pela nutricionista do Centro, Cyntia Ibiapina, que aproveitou a oportunidade para ensinar aos participantes a receita de sal de ervas, uma opção de tempero natural e benéfica ao organismo.

 

Já durante a segunda etapa do evento, à tarde, foram realizadas avaliação de IMC, além de atividade laboral, no auditório do Ceir, conduzidas pela educadora física da Unimed Teresina, Jancinéia Carvalho.

 

Segundo a coordenadora do Projeto Pense Bem AVC, a enfermeira Fabiana Gomes, o objetivo da programação especial foi sensibilizar as pessoas sobre a importância de manter hábitos saudáveis e alimentação regrada, considerando que estes são fatores imprenscindíveis no combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

“Nós buscamos mostrar para os participantes que dá para ter uma vida de qualidade, consumindo alimentos que fazem bem ao organismo e se movimentando, através de atividades físicas ou do esporte preferido de cada um, prevenindo também o AVC. Só em 2021, no Brasil, foram registradas 101.207 mortes motivadas por esse problema. Além disso, houve aumento da proporção de morte por AVC entre jovens, passando para 20% dos casos” frisa Fabiana Gomes.