Associação Reabilitar realiza ações especiais com pacientes do Ceir durante a Semana da Criança

Entre as atividades, houve lançamento de livros produzidos pelos pacientes

 

Em alusão ao Dia das Crianças, comemorado nesta quarta-feira (12), a Associação Reabilitar preparou uma semana especial, com diversas atividades voltadas aos pacientes do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), administrado pela Instituição.

As crianças atendidas foram surpreendidas com entrega de brindes, espaço reservado com brinquedos instalados, cinema, entre outros. Um dos destaques foi o lançamento dos livros produzidos pelas crianças que fazem terapia no setor de Reabilitação e Habilitação Intelectual (RHI).

A ação faz parte do projeto Meu Mundo no Papel, no qual os pacientes desenvolveram, durante dois meses, livros de histórias criadas por eles, com liberdade para ilustrar e colorir, de acordo com a imaginação de cada um.

A Mariana Carvalho, de 11 anos, é uma das autoras que teve a alegria de ver o lançamento de sua obra durante o evento. Dedicada, a menina, que tem autismo, usou o livro para contar a história da Boneca Jujú. “O papai comprou uma boneca, a Jujú. Aqui ela está passeando na praça; eu dando banho e brincando com ela; dando ‘gagau’; e viajando”, explica o conteúdo.

Segundo a terapeuta Lucineide Cavalcante, a finalidade do projeto é estimular a criatividade dos pacientes. “Ao todo, foram feitos cinco livros. Todos os traços, desenhos e pintura são ideias deles. Nós auxiliamos na produção do texto, mas deixamos eles livres, sem estabelecer um roteiro com começo, meio e fim. Queríamos que eles expressassem momentos e cenas. A Mariana, por exemplo, decidiu dar continuidade ao livro e já pretender produzir outros”, ressalta.