Ato faz simbologia à manutenção da vida com plantio de árvores às margens do Poti

13 de julho de 2018 por Associação Reabilitar

WhatsApp Image 2018-07-13 at 12.16.38(10)A Associação Reabilitar, com apoio da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), realizou, nessa sexta-feira (13), o plantio de 59 mudas de árvores nativas e frutíferas no setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A ação, que teve como objetivo principal contribuir com o reflorestamento da mata ciliar do Rio Poti, também abriu espaço para as comemorações do aniversário de 59 anos do presidente voluntário da Associação Reabilitar, Benjamim Pessoa Vale, cujo trabalho, em parceria com o Projeto Margens Sustentáveis da Rede Pense Bem Piauí, já ajudou a plantar mais 300 mudas na área que margeia o Poti

Para Benjamim Pessoa Vale, comemorar seu aniversário plantando árvore em local que fomenta o conhecimento é motivo de gratidão e tem um apelo significativo em relação à manutenção da vida através da preservação do meio ambiente.

WhatsApp Image 2018-07-13 at 12.16.38(6)“A simbologia das 59 árvores pelos 59 anos é muito significativa para mim, mas o maior dado significativo é a continuidade da vida. A vida é um intervalo que não saímos dela com vida, porém ela precisa continuar. Assim, na avaliação da continuidade da vida, nós temos que fazer duas coisas: ter conhecimento e plantar árvores. E esse ato, neste lugar, é a síntese de ambas”, diz o médico.

O local onde as mudas foram plantadas recebeu o nome de “Bosque das Árvores Poetas”, em referência à poesia, uma das paixões do médico. Na oportunidade, estrofes de uma de suas poesias foram colocadas ao lado de cada uma das mudas.

Além de amigos e colaboradores da Associação Reabilitar, o ato contou com a presença do secretário da Semam, Olavo Braz, que acompanhou a doação de uma mangueira de 100 metros para a manutenção das árvores. Ao todo, o Projeto Margens Sustentáveis visa recuperar aproximadamente 14 mil hectares de mata ciliar do Rio Poti, na área urbana de Teresina, inserindo cerca de 20 mil árvores.


Texto: Lourdes Pereira – Comunicação da Associação Reabilitar


 

Tags: , , , ,

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados para a Associação Reabilitar