Câmara Municipal de Teresina destaca trabalho de prevenção do Projeto Pense Bem AVC

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Câmara Municipal de Teresina, realizou, nesta quarta-feira (30), uma sessão solene com a presença do presidente da Associação Reabilitar, Benjamim Pessoa Vale, e da enfermeira Fabiana Gomes, coordenadora do Projeto Pense Bem AVC, representando a Associação Reabilitar, além de representantes de diversos setores ligados à saúde no Piauí.

A sessão, proposta pelo vereador Luís André (PSL), buscou conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença e discutir, entre outros assuntos, os fatores de risco, a grande ocorrência de casos de AVC no Piauí, mecanismos de prevenção ao óbito ou sequelas graves e o cenário dos serviços de atendimento emergenciais disponíveis no Estado, especialmente na capital, Teresina.

Na oportunidade, Benjamim Pessoa Vale destacou a necessidade de uma rede ampla de apoio relacionada ao combate e tratamento do AVC em resposta ao anúncio do diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Gilberto Albuquerque, que, na oportunidade, anunciou a instalação de uma unidade de AVC no hospital.

“Nossa função é alertar a cadeia de valores da saúde no estado do Piauí, que vai da prevenção ao diagnóstico de maneira correta, o tratamento, e se não for possível deixar sem sequela, a reabilitação. Essa cadeia deve envolver todos os setores da sociedade: o cidadão, o poder público em todas as suas instâncias e todas as instituições constituídas no Estado ”, destaca.

Segundo o Ministério da Saúde, o acidente vascular cerebral é a segunda enfermidade que mais mata no Brasil, com mais de 100 mil vítimas fatais por ano. “É importante que a população e o poder público reconheçam a importância de desenvolver políticas públicas de combate a essa doença. É um trabalho de mudança de mentalidade e sensibilização da população acerca de educação e saúde, mas se houver um empenho dos profissionais de saúde e do poder público, poderemos mudar as estatísticas”, conclui Fabiana Gomes.

Na sessão, estiveram presentes representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Hospital Getúlio Vargas, Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi); parlamentares; comunidade; entre outros.

A sessão integra a programação da Semana do AVC, que, neste ano, tem como principal atração a Exposição Integrativa do AVC com ações educativas e orientação sobre a doença. Para encerrar a semana, acontecerá nesta quinta-feira (31), uma mobilização no Sesc Ilhotas, a partir de 8 horas