Ceir: 15 anos de uma ideia em evolução

Maio de 2023: passaram-se 15 translações do início do funcionamento do Centro Integrado de Reabilitação, o nosso CEIR, um projeto plural, pensado, planejado e executado com a participação da sociedade civil.

Hoje lembramos as primeiras reuniões, os primeiros traços, com pensamentos uníssonos e em ressonância. O estado do Piauí, naquele ano representado pelo então governador Wellington Dias e pela primeira-dama, a senhora Rejane Dias; juntamente com um grupo multidisciplinar de profissionais nas áreas de Neurocirurgia, Neurologia, Pediatria, Ortopedia, Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social e Direito. Todos imbuídos da responsabilidade social e do compromisso de transformar em política pública o projeto em gestação.

Avançamos a ideia, buscamos conhecer os centros de referência no Brasil e concretizar parcerias. Uma caminhada longa, com muitas barreiras, mas seguimos, pois “quem sabe onde quer chegar descobre o caminho “. Em um dia em que o astro rei iluminava o sertão e as mentes de muitos, uma instituição conceituada parou para nos ouvir e sentiu na alma o firme propósito de avançarmos, olhando pelas nossas lentes, incorporando nossos sentimentos. Era a AACD de São Paulo, referência para todo o país, que se comprometeu e ingressou no projeto, nos auxiliando com a logística e outras importantes orientações, as quais somos gratos até hoje!

Luta renhida e contínua, concepção do projeto, escopo da população que seria beneficiada, fóruns estaduais para disseminação de conhecimento, desenho da rede de cuidados às pessoas com deficiência. Neste caminhar passo a passo, foram seis anos de muito planejamento e trabalho. Entre os momentos marcantes nessa trajetória, destaco a realização dos fóruns nas principais cidades do estado e a escolha do terreno que, marcou o início de uma nova fase: a construção.

Acompanhamos cada etapa de perto. Seguindo o planejamento e estratégia, foi realizada uma seleção de quarenta profissionais em áreas específicas, sob a batuta da AACD. Passada a seleção, convocou-se para treinamento na instituição referida, uma formação intensiva realizada em parceria com o Governo do Estado, sob a coordenação da SEID. Finalizadas as etapas da construção e capacitação dos profissionais, estávamos prontos!

Em 05 de maio de 2008, sob o olhar da sociedade piauiense, com regência dos maestros Luiz Inácio Lula da Silva, Wellington Dias e José Gomes Temporão, inaugurou-se o CEIR. Hoje, somos um centro de reabilitação tipo III, credenciado para tratar pessoas com deficiência física, intelectual e auditiva. Dispõe de estrutura para atendimentos ambulatoriais, oficina ortopédica, centro de diagnóstico e auditório para capacitação.

O CEIR é instituição plural, com foco no cuidado com as pessoas. Nesses 15 anos, ultrapassou a marca de dois milhões de atendimentos, um fato que engrandece a instituição, na sua missão de servir à sociedade piauiense. Apesar de tantos feitos, ainda somos uma ideia em evolução, pois temos capacidade e vontade de crescer e servir cada vez mais!

 

 

Benjamim Pessoa Vale é médico, empreendedor social e presidente da Associação Reabilitar, que administra o Ceir desde a fundação.