Ceir apoia projeto de acadêmicos da saúde que alerta sobre o AVC

 

Com o objetivo de alertar a população para os cuidados que se deve ter para prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC), um grupo de acadêmicos de Nutrição, Educação Física, Psicologia, Enfermagem, de faculdades e universidades de Teresina, e estudantes de Medicina-, participantes das Ligas Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia (LANN) e International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA),  esteve reunido, nessa terça (10), no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), para refletir medidas de conscientização da população sobre essa temática.

Thaline Ravena, acadêmica de Medicina, explica que o projeto pretende levar ações sociais para 10 lugares de Teresina. Nesta sexta (13), o grupo estará reunido no Parque Potycabana em um momento de sensibilização da população sobre a prevenção do AVC.

Durante o encontro realizado no Ceir, o neurocirurgião e presidente da Associação Reabilitar (entidade responsável pela administração do Centro), Benjamim Pessoa Vale, apresentou informações do ponto de vista da Neurologia para os acadêmicos. O momento contou também com a participação da nutricionista Hivana Mouta. A profissional falou sobre a dietaterapia como prevenção em comorbidades como o AVC.

Fabiana Gomes, enfermeira que acompanha os Projetos Pense Bem AVC e Trauma, realizados pela Associação Reabilitar, destaca o apoio dado pelo Centro à iniciativa dos estudantes. “ O trabalho de prevenção deve ser constante. Quanto mais pessoas forem alertadas sobre os riscos do AVC e as formas de prevenção, melhor. Assim evitaremos as sequelas que um derrame cerebral pode causar. E apoiar iniciativas de promoção à saúde está incluso nesse processo de conscientização”, destaca a enfermeira.

Pense Bem AVC

O projeto de prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC), conta com o apoio do Projeto Pense Bem AVC, que através de ações educativas, de promoção à saúde e, principalmente, de conscientização sobre o derrame cerebral, percorre escolas, instituições sociais e de saúde, comunidades e cidades com palestras e bate-papo.


Texto: Andressa Kerllen – Comunicação Reabilitar