Ceir beneficia 19 cadeirantes com cadeiras motorizadas

Isabel Silva e Roberto Paixão são autônomos e dedicam a maior parte dos seus tempos para o cuidado da irmã Eva Moura e da filha Maria Gabriele, respectivamente. Essa é a realidade de pessoas com deficiência com limitações físico-motoras.

Mas, um grupo de 19 pessoas comemora uma maior independência. Isso porque o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) realizou uma entrega coletiva de cadeiras motorizadas nesta quarta-feira (21), na quadra da instituição.

Entre os beneficiados, estão usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Elesbão Veloso, Jaicós, Paulistana, Pedro II, Valença, Floriano, Picos, Acauã, Massapê do Piauí e Teresina.

“Tenho meus braços muito curtos e não alcanço as rodas de uma cadeira manual, mas agora com uma motorizada estou ganhando mais liberdade”, comemora Eva Moura, cadeirante há quatro anos. A pequena Maria Gabriele, de 14 anos, compartilha a felicidade. “Estou achando bem legal e aprendendo a como manusear”, comenta a garota, que filmou cada momento do treinamento.

Segundo Márcia Fonseca, terapeuta ocupacional responsável pela entrega das cadeiras motorizadas, o “treinamento é indispensável para que o usuário e o familiar saibam como usar e manter corretamente o equipamento”.

A entrega de cadeiras de rodas motorizadas é realizada no Ceir desde 2014 e obedece os critérios do Ministério da Saúde que direciona o equipamento prioritariamente a pessoas com deficiência físico-motora que não têm força nos membros superiores.


Saiba como solicitar


Para solicitar cadeira de rodas motorizadas concedidas pela Oficina Ortopédica do Ceir, basta que o paciente procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família (PSF) ou que seja credenciado pelo SUS. O profissional deve prescrever no formulário o tipo de equipamento necessário para o caso do paciente.

Em seguida, o paciente deve anexar à solicitação do médico as cópias dos seguintes documentos: CPF, RG, Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde) e comprovante de residência com CEP. Toda a documentação deve ser entregue na Secretaria de Saúde da cidade onde mora o paciente. Aqueles que residem em Teresina devem procurar diretamente a Central do SUS. Somente após a aprovação é que o processo é encaminhado à Oficina Ortopédica do Ceir.

No ato da entrega da documentação, o paciente deve informar pelo menos um telefone para contato. É através dele que o Ceir dará andamento ao processo. O prazo do SUS para a entrega de meios auxiliares de locomoção solicitados é de 90 dias.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar