Ceir e IFPI entram em campo em prol da inclusão

De um lado, a equipe de futebol para amputados do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). Do outro, estudantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Quem venceu o jogo foi a inclusão.

Futebol para amputados no IFPI. (Foto: Ascom Reabilitar)

A partida abriu, nesta segunda-feira (1°), a I Semana da Inclusão do IFPI, que tem como objetivo “mostrar para os estudantes do Instituto as potencialidades da pessoa com deficiência”, explica a organizadora do evento, Joaquina Melo.

O jogo iniciou com vantagem do time do Ceir, com dois gols na frente. Mas, após reforço, a equipe do IFPI conquistou a vitória pelo placar de 6 a 5. A única integrante feminina da partida, Clécida Pereira, conta como foi a experiência. “Foi diferente, mas gostei muito da sensação de superar, junto com eles, cada limite”.

No final, o jogador Feliciano Mendes, que tem a perna direita amputada, desafiou a equipe adversária a jogar usando apenas uma perna e com a ajuda de muletas. “Vocês acham difícil fazer isso? Não é. Basta acreditar que consegue e fazer”, declara.

Para o reabilitador desportivo do Ceir, Childerico Robson, atividades como essa abrem as portas para a inclusão social da pessoa com deficiência. “Precisamos mostrar que elas podem estar onde quiserem”, finaliza.

O time de futebol para amputados do Ceir treina no Centro uma vez por semana e cogita competir na I Copa Nordeste de Futebol para Amputados, em Natal.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar