Ceir inicia simpósio sobre AVC com presença do governador Wellington Dias

“São eventos como esse que colocam o Piauí na vanguarda da área da saúde, tanto preventiva, como curativa. É muito importante preparar profissionais e estudantes”, disse o governador Wellington Dias, durante a abertura do II Simpósio Piauiense de Doenças Cerebrovasculares – AVC em foco, nessa sexta-feira (28), no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

Além de ressaltar a importância do evento para todo o Estado, o governador destacou os perigos do AVC. Em seguida, o médico neurologista Benjamim Pessoa Vale realizou a Conferência de Abertura com o tema “Rede de Atenção à Doença Cerebrovascular”. Durante o evento, ele apresentou alguns dados sobre doenças cerebrovasculares. “Para cada 100 mil habitantes, são registradas 69,3 mortes no Piauí. Em números proporcionais, nosso Estado está em primeiro lugar no país”, diz.

A enfermeira do projeto Pense Bem AVC e coordenadora da ação, Mary Ângela Canuto, destaca que o Ceir tem investido em estratégias para prevenção do AVC e oferta tratamento para a recuperação e manutenção da qualidade de vida, além de proporcionar cuidados e apoio adequados em longo prazo aos pacientes.

Flávio Leitão Filho, presidente da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, também participou do evento e falou sobre a importância de debate entre profissionais e estudantes. “Com essa atitude hoje, o Ceir sensibiliza uma equipe multiprofissional e traz as lentes das câmeras e os olhos humanos para cá, colocando em pauta a importância da prevenção ao AVC”.

O evento é uma promoção da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos, por meio do Pense Bem AVC, um projeto de prevenção contra o Acidente Vascular Cerebral, idealizado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

Também estavam presente na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Temístocles Filho; o Desembargador Federal Carlos Brandão; o representante do Conselho Regional de Medicina, Arquimedes Cavalcante; Adérson Luz, superintendente multiprofissional da Associação Reabilitar  e outras autoridades.

O II Simpósio Piauiense de Doenças Cerebrovasculares – AVC em foco encerra a Semana de Combate ao AVC no Piauí, realizada pelo Projeto Pense Bem AVC, em parceria com Ceir e por meio da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos.


Texto: Andressa Kerllen – Comunicação Reabilitar