Ceir já entregou mais de 300 cadeiras motorizadas

Aos 78 anos de idade, a aposentada Maria Oliveira possui as duas pernas e os dedos da mão direita amputados. Cadeirante há quatro anos, agora ela terá mais facilidade na sua locomoção.

Maria Oliveira recebendo instruções para uso da cadeira motorizada. (Foto: Ascom Reabilitar)

Isso porque a aposentada recebeu, nesta quarta-feira (27), uma cadeira de rodas motorizada, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), durante uma entrega coletiva realizada no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

Segundo o superintendente multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, a cada mês são entregues cerca de 500 cadeiras manuais para pessoas com deficiência, mas algumas delas precisam de uma motorizada para o melhor desempenho das suas atividades do dia a dia.

“O Ministério da Saúde estabelece alguns critérios que determinam quem pode receber uma cadeira motorizada. O equipamento custa mais de 10 mil reais, mas é concedido pelo SUS desde 2014”, explica Aderson.

Flávia Santos, 47 anos, que ficou paraplégica após um acidente de moto, possui movimentos limitados nos membros superiores. “Agora com a cadeira motorizada terei mais qualidade de vida”, declara ao receber o equipamento no Ceir.

Nesta quarta-feira foram entregues 25 cadeiras motorizadas. Além disso, um treinamento foi realizado para usuários e familiares com orientações como o manuseio correto do aparelho e a sua manutenção.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar