Campanha promove incentivo ao Voluntariado

Nesta sexta-feira (7), é comemorado o Dia do Voluntário Social, figura que tem feito a diferença nos serviços prestados pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) à pessoa com deficiência no Piauí.

No período das férias, o Voluntariado da instituição chama a atenção para que novas pessoas se engajem na causa. “O trabalho voluntário é uma atividade que completa e soma às ações do Ceir. Costumamos chamar nossos voluntários de Amigos do Ceir, pela importância do papel que desempenham no Centro”, diz a psicóloga Nazaré Bezerra, coordenadora do Voluntariado.

O Voluntário Social está presente nas terapias e atendimentos do Ceir, a exemplo da aposentada Maria das Dores Brandão, de 72 anos, que auxilia no trabalho da arteterapia. “Eu estava passando por alguns problemas e início de depressão quando resolvi me engajar no voluntariado. Já fazem oito anos, mas a cada dia é um novo aprendizado”, comenta.

Cada voluntário tem um dom especial que é acrescentado com dedicação e amor ao voluntariado. A professora aposentada Dolores Melo trabalha com a massagem nos pacientes. “Perdi uma filha para o câncer e quando passou o período de luto vi uma oportunidade de me doar a outras pessoas. E todo o amor que eu dou, recebo em dobro de volta”, conta.

Para ser um voluntário no Ceir é preciso que a pessoa tenha mais de 20 anos, disponibilize quatro horas contínuas de trabalho uma vez por semana, não espere qualquer vínculo empregatício ou remuneração e atue em setor diferente da sua área de formação.

Os interessados devem procurar a instituição para uma entrevista no Voluntariado ou entrar em contato pelo (86) 3198-1500 ou voluntariado@ceir.org.br. O Ceir está localizado na Avenida Higino Cunha, Nº 1515, no Bairro Ilhotas, em Teresina – Piauí.

 


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar