Ceir promove palestra com procedimentos e atenção à reabilitação de pacientes

Como forma de melhorar a inclusão, acessibilidade, integração, comunicação e acompanhamento dos pacientes, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) realizou, nesta quarta-feira (16), uma palestra voltada para os profissionais da instituição, com orientações básicas sobre abordagem da pessoa com deficiência, mobilização e transferências do usuário de cadeira de rodas.

Ministrada pela terapeuta ocupacional Érica Vital, durante a apresentação foram trabalhadas questões importantes, relacionadas à avaliação do local de trabalho antes do início de procedimentos, técnicas de manejo, transferências e condicionamento físico básico, assim como o posicionamento seguro dos pacientes.

“Entendemos e procuramos adotar a concepção que a recuperação deve começar na recepção, por meio do atendimento e tratamento dos pacientes. Deste modo, momentos como estes favorecem para melhorar a sinergia entre as equipes e consolidar ainda mais as relações de trabalho e atendimento aos nossos pacientes”, explica Érica Vital.

Durante o encontro foram realizadas, também, orientações às equipes multiprofissionais quanto ao apoio emocional, principalmente no sentido de favorecer comportamentos e ações que estimulem, motivem e aumentem o envolvimento da família para o sucesso do programa de reabilitação.

Na ocasião, o presidente voluntário da Associação Reabilitar, Benjamin Pessoa Vale, ressaltou que “o aprendizado e treinamento do manejo dos pacientes representam uma função terapêutica importantíssima, pois contribuem para uma melhor qualificação e capacitação dos profissionais e acompanhantes, sistematizando os procedimentos e favorecendo um atendimento cada vez melhor”.

Com a expansão e melhorias na tecnologia assistiva, associados a uma abordagem por equipe de reabilitação capacitada, o Ceir tem ampliado a oferta de atendimentos e procedimentos, capazes de recuperar e/ou minimizar incapacidades e melhorar a qualidade de vida de pacientes que procuram atendimento no Centro.


Confira algumas fotos:


 


Texto: Antônio Fontes – Comunicação Reabilitar